quinta-feira, 25 de agosto de 2011

História de vida




Depois de um tempo considerável, eu volto a postar nessa budega que ninguém le... mas anyway. Essa ultima semana tem sido muito punk pra mim, algumas coisas aconteceram que me fizeram pensar um pouco. Tenho trabalhado feito um escravo em três turnos pra tentar pagar minhas contas, algumas dívidas e ainda fazer sobrar algum pra dar uma saída com a patroa e preservar a família (coisa difícil hoje em dia) e me dei conta de uma coisa. Por que trabalhamos tanto ultimamente? Por que o ser humano do século XXI se preocupa tanto com dinheiro? Isso é um mal que já nos atinge faz tempo, na verdade bem antes do atual século, para ser mais extao desde o início do século XIX com a revolução industrial, e a coisa só vai piorando, pois quanto mais passa tempo mais modernas as coisas ficam e mais coisinhas necessárias para a vida humana (que antes não eram tão necessárias assim como celular e computador) aparecem, automaticamente isso deixa o homem cada dia mais faminto por dinheiro e logicamente o deixa cada dia mais workaholic. Não estou aqui pra iniciar uma pregação anticapitalista com apelos comunistas, longe de mim até porque não sou lá muito fã de Marx e suas teorias doentias, mas essa lógica capitalista selvagem da autualidade, é uma coisa que me tem deixado cada dia mais pensativo e até mesmo nervoso. Fico pensando nos meus avós por exemplo. Nos tempos de juventude deles eles viviam várias coisas diferentes, me lembro bem das várias histórias contadas pelo Sr. Evandro e por dona Laci (meus respectivos avós) eles tinham cada coisa pra contar que fazia qualquer um ficar preso no sofá escutando eles como se acompanhassem uma novela oral. Eu me lembro que adorava escutar essas histórias e vivia pensando “quando eu ficar mais velho quero ser assim ter várias histórias pra contar” e lembro que pelo que eles contavam essas histórias aconteciam na juventude deles na faixa dos 20, 30 anos (faixa etária que me encontro) e hoje em dia fico pensando... o que vou contar para os meus filhos meus filhoe netos??? “filhos quando papai era novo ele acordava as 6 da matina saia de casa num busão lotado as 7:30 entrava em uma sala de aula e as 21:15 ele saia completamente faminto e morto e no final do mês pagava as contas e ia no cinema uma vez por mês com a mamãe” Nossa que história emocionante neh???? ¬¬ bem diferente das coisas emocionantes que meus avós me contavam... hoje em dia a coisa tá tão tensa que nem assombração aguenta mais, (elas devem pensar... “mas que saco esses humanos trabalham tanto que nem se ligam que eu tô tentando assombrar eles”)
Eu espero sinceramente que em alguns anos eu não esteja trabalhando tão loucamente assim e que não tenha mais tanta coisa assim para pagar ou resolver. Espero que o futuro dos meus filhos sejam melhor do que o meu. Na verdade isso é uma esperança um tanto quanto pífia, pois de acordo com o livro mais verdadeiro que já escreveram até hoje (a bíblia) a coisa tende a piorar cada vez mais.... que coisa não??? (já diria o filósofo Quico) Bom então a única solução então seria esperar 2012?????? Na verdade não, a única solução é se consagrar cada dia mais e viver cada dia como se fosse o último esperando o retorno daquele que disse que viria... só assim eu terei história para contar pros meus filhos e netos. Isso se eu não viver essa história junto com eles....

3 comentários:

  1. Cara, eu sempre concordo com tudo q vc escreve!! eu tb não sou fã de Marx não, muita gente só falta fazer dele religião, mas cá entre nós, entre muita coisa q ele tentou prever e não conseguiu, ele disse muita coisa verdadeira sobre a sociedade capitalista.
    Esse ritmo frenético q temos vivido me assusta muito também! eu acho que uma sociedade cujo sistema econômico é baseado no consumo nos torna muito escravos, é extremamente cruel e seletiva. Meu namorado é fascinado por tecnologia, aparelhos novos, e eu digo a ele q isso não é muito bom, mas ele acha exagero meu. Espero q um dia ele entenda o q quero dizer.
    Cada vez mais somos dependentes de coisas que não deveríamos. A coisa tá sinistra. Deve ser o fim dos tempos...
    Eu tb ficava impressionada pq meus pais e avós contam como eles fizeram para comprar uma casa, ainda no começa dos 20, e para a nossa geração ter casa é algo tçao, tão difícil, a gente estuda tanto e adquirir o básico para a sobrevivência é cada vez mais complexo... Minha avó contava tantas e tantas histórias fascinantes da vida dela, eu e meus irmãos éramos como vc, escutávamos por horas e horas.. (só a avó paterna, pq a materna só contava história triste! hórrivi!).
    Eu tenho tantos e tantos amigos q estão perto dos 30 ou já passaram muito e ainda estão na batalha pela independência financeira, ainda dependem dos pais e não sabem quando vão conseguir ter uma família (eu e meus irmãos somos exemplos disso kkk) É triste! Deve ser fim dos tempos, sei lá. Mas cada vez mais admiro a maneira simples de viver a vida. Vejo gente q não sai do mato e admiro. O Almir Sater tem uma música q eu adoro q é "nada mais normal que aprender maneira simples de viver..."

    ResponderExcluir
  2. Ah, continuando... eu tenho orado muito pelos sonhos seus e da Josi!!! pq vida de professor é escrava, cruel, mais sei que Deus tem muito mais do que vcs possam pedir ou pensar. A gente tem q sonhar mais alto sim, não somos robõs!! e Deus pode fazer milagres na vida de vcs!! quero muito q vcs sejam muito felizes e possam contar lindas histórias a seus filhos!!! :)

    ResponderExcluir
  3. poxa assim tu me emociona guria brigadão... tb vo passar a orar mais pelos seus sonhos. Thanks amiga

    ResponderExcluir