terça-feira, 31 de maio de 2011

DEPENDER DE DEUS




O que é depender de Deus? Fico me perguntando isso dia após dia. As vezes nós achamos que dependemos de Deus e que sabemos como paulo se sentiu quando disse que sabia viver no muito ou no pouco. Na verdade a gente está muito distante do que apóstolo quis dizer. Dia desses um li uma mangá sobre o novo testamento (muito bom por sinal) e lá mostra, através de desenhos, os apóstolos passando por tudo que passaram sem reclamar, ao contrário, adorando a Deus em todos os momentos como quando Paulo e Silas estavam na prisão adorando a Deus, e a prisão daquela época não eram nada parecidas com as prisões que temos hoje, que já não são lá grande coisa, mas se comparadas com as prisões bíblicas não passam de um hotelzinho de fim de semana. Os caras ficavam acorrentados e em um lugar que mais parecia um poço ou qualquer outra coisa do tipo. Imagina que preso dessa forma todo ferido (pois eles já haviam sido açoitados), com fome e numa situação um tanto quanto desconfortável (visto que as necessidades eram feitas ali mesmo)eles estavam lá com uma das mãos pro alto adorando ao senhor. É muito fácil adorarmos ao senhor no conforto de nossas igrejas com ar condicionado, ou na nossa casa com nosso sofá, mas acho que até agora ainda não sei a profundidade dessa adoração oferecida pelos apóstolos. Ainda nesse contexto, a bíblia fala que na igreja primitiva todos partilhavam tudo. Imagino que isso deveria acontecer para que ninguém morresse de fome pois naquela época ainda não existiam cartões de crédito, cheques especiais ou coisas assim. Isso acabou fazendo com que os cristãos primitivos fosse mais apegados a Deus, mais solícitos um com o outro e cada vez menos apegados a dinheiro, coisas e etc. Hoje em dia o evangelho pregado não é esse e sim o da possessão. Possessão de bens, coisas e etc. O amor de Deus está esquecido e a adoração a Ele está condicionada ao que Ele pode nos dar. Já faz tempo que não vejo alguém falando de adoração pura e simples sem pedir nada em troca. Jejuns apenas pela vontade de se aproximar mais de Deus. Pregar o evangelho por amor a Deus em primeiro lugar e aos perdidos por conseguinte. Tudo que se faz hoje na igreja tem um propósito de receber algo em troca. Aquela coisa que o próprio Jesus falou de negar a sim mesmo tomar a sua cruz e segui-lo, está cada vez mais sendo esquecida... triste isso... muito triste (eu me encaixo em cada palavra desse texto, como sou mesquinho e necessitado de Deus)
Hoje em dia as pessoas reclamam de mais de muitas coisas: Falta de dinheiro, falta de tempo, Falta de gente que os compreenda. Deus nunca disse que teríamos tudo isso quando decidimos seguir a ele, pelo contrário, o "tomar a cruz e segui-lo, significa estar na total dependência dEle, esperando por Ele em toda e qualquer situação... Sendo assim se eu tenho cheque especial pra usar enquanto o salário do mês seguinte não cai, amém por isso, se o salário atrasa e eu fico com uma mão na frente e outra atrás, amém por isso, se eu não sei o que vai ser da minha vida daqui a cinco minutos, amém por isso também (impressionante como tudo que eu falei aqui se aplica muito na minha vida :-) ). Não podemos esquecer de uma coisa, aconteça o que acontecer, estejamos onde estivermos, com ou sem dinheiro, com ou sem saúde, Ele sempre será a unica coisa que importa nessa vida... sem Ele não dá pra viver o resto a gente se adapta. Alguns trechos de umas músicas do RODOLFO ABRANTES me lembrm disso toda vez que eu escuto.



"Me despirei de tudo o que eu sou,
pois, sei quem És
e que os teus olhos vêem além,
do que eu queira mostrar.
Me renderei aos Teus pés, Senhor,
pois onde eu me esconderei de Ti?
Se onde eu for,
tua luz vai me alcançar..."

"Ele é o Santo de Israel,
o verbo vivo, o grande "Eu Sou".
O meu Senhor e Salvador, Jesus...
Ele é o pão que desceu do céu,
que levou na cruz a minha dor,
O meu primeiro e grande amor, Jesus...
Ele é o Santo de Israel,
o verbo vivo, o grande "Eu Sou".
O meu Senhor e Salvador, Jesus...
Ele é o pão que desceu do céu,
que levou na cruz a minha dor,
O meu primeiro e grande amor, Jesus..."

4 comentários:

  1. vou ressaltar aqui..: "Hoje em dia o evangelho pregado não é esse e sim o da possessão. Possessão de bens, coisas e etc. O amor de Deus está esquecido e a adoração a Ele está condicionada ao que Ele pode nos dar. Já faz tempo que não vejo alguém falando de adoração pura e simples sem pedir nada em troca."...
    Como isso é verdade. Outro dia desses eu li o livro "O Discipulo" e olha só, vou colocar uns trechos aqui:
    "O Evangelho que encontramos na bíblia é o evangelho do Reino de Deus. Ele apresenta Jesus como o Reino, como o Senhor, a autoridade máxima. Jesus se encontra no centro do evangelho. O evangelho do Reino é cristocêntrico.
    Nos séculos mais recentes, temos ouvido falar de um outro evangelho - um evangelho cujo centro é o homem, um evangelho humano. É o evangelho da oferta tentadora, o evangelho da venda fácil, o evangelho do negócio vantajoso que ninguém pode recusar. Os pregadores dizem.. "amigos, amigos, se vocês aceitarem Jesus".. (é Jesus quem nos aceita, e não nós a Ele). (...) Nosso evangelho é como a lâmpada de Aladim, pensamos que podemos esfregá-lo e obter tudo que quisermos. Não é de admirar que Karl Marx tenha dito que "a religião é o ópio das massas". Talvez ele tivesse razão; ele não era nenhum tolo. Ele sabia que o evangelho, para muitas pessoas, era apenas uma fuga. Mas Jesus Cristo não é o ópio. Ele é o Senhor. Quando Ele se dirige a nós na qualidade de Senhor temos que ir ao seu encontro e entregar-lhe nossa nossa, e obedecer as suas ordens.
    (...) Não é o bastante que modifiquemos nosso vocabulário. Temos que deixar que Deus tome a nossa mente e lavá-la com detergente, dando-lhe uma boa escovada e depois recolocá-la no lugar, mas na posição inversa.
    Somos como os povos mediaveis que acreditavam que a Terra era o centro do universo. Estavam redondamente enganados, e nós também estamos. Pensamos que somos o centro do universo, e que Deus, Jesus Cristo e os anjos giram ao nosso redor. O céu é para nós, tudo que existe é para nosso benefício. Estamos completamente errados. Deus é o centro de tudo. Temos que modificar nosso conceito sobre centro da gravitação universal. Ele é o sol, e nós giramos ao redor dele. (...) Este evangelho moderno é o que eu chamo de quinto evangelho. Já contamos com o evangelho Segundo São Mateus, o evangelho segundo São Marcos, o evangelho segundo São Lucas e o evangelho segundo São João e também o evangelho segundo os santos evangelicos. Este é um apanhado geral dos outros quatro; são textos que recolhemos aqui e ale neles. Tomamos as passagens que mais gostamos, as que oferecem ou prometem alguma coisa - como João 3:16 ou 5:24 e assim por diante - e construímos nossa teologia sistemática em torno delas, e esquecemos todos os outros versos que apresentam as ordenanças de Jesus Cristo."

    ResponderExcluir
  2. mais um trecho do livro q li:
    "...) Suponhamos que estamos assistindo a um casamento, e quando chega o momento de o casal repetir os votos matrimoniais, o noivo diz: "Pastor, eu aceito esta mulher como minha cozinheira particular", ou "como minha arrumadeira pessoal". O quê?
    A noiva provavelmente diria: "Ei, espere um pouco! é verdade que vou cozinhar, Vou lavar a louça; vou arrumar a casa. Mas não sou sua empregada - vou ser sua esposa. Você terá de amar-me dar-me seu coração seu lar, seus talentos - tudo!".
    Com jesus também é assim. Não podemos apenas recortar Jesus em partes e escolher apenas a que nos agrada mais. Estamos nos comportando como criancinhas que recebem uma fatia de pão com geléia. Lambem a geléia e depois devolvem o pão. A mãe passa mais um pouco de geléia, e novamente lambem e devolvem o pão.
    O Senhor Jesus é o Pão da Vida, e talvez o céu possa ser comparado a um doce. Mas temos que comer o pão com geléia. Seria muito interessante, se, durante um congresso de teólogos, eles chegassem à conclusão de que não existe céu nem inferno. Quantas pessoas permaneceriam em suas igrejas depois que tal descoerta fosse divulgada? a maioria sairia. "Se não existisse céu nem inferno, para que estou vindo aqui?". Elas tem frequentado a igreja apenas por causa da geléia, atendendo a seus próprios interesses - para se curarem, para escaparem do inferno, para chegarem ao céu. Estão seguindo o Quinto Evangelho.

    (...) Deixe-me dar um exemplo a reséito desse Quinto Evangelho. Em Lucas 12:32, lemos o seguinte: "Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino". Este verso é altamente apreciado por toso os crentes. (...) mas e o verso seguinte: "Vendei vossos bens e dai esmolas"? Nunca ouvi um só sermão baseaso nesse verso, porque não pertence ao Evangelho Segundo os Santos Evangélicos. O verso 32 se encontra em nosso quinto evangelho, mas o 33 não- ele é uma ordenança de Jesus.
    Jesus ordenou que não matássemos. Jesus irdenou que amássemos nosso próximo
    Jesus ordenou que vendêmos os nosso bens e déssemos esmolas.
    Quem está autorizado a decidir quais os mandamentos de Deus que são obrigatórios e quais são optativos? o Quinto Evangelho introduziu uma estranha inovação: um mandamento optativo. Você faz se quiser, mas se não quiser, está tudo certo também. as não é assim o evangelho do Reino.

    "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim... (mt 11.28.29)

    Nós todos gostamos muito deste primeiro verso, o 28. Mas as palavras que Jesus proferiu em seguida - "tomai sobre vós o meu jugo" - já não são tão apreciadas.
    A salvação não significa apenas a libertação dos nossos fardos e dificuldades. É verdade que ficamos livres deste jugo, mas é verdade tambpem que recebemos outro para substitui-lo - o jugo de Cristo. Ele nos liberta de nosso velhos fardos a fim de poder utilizar-nos em seu Reino. Ele nos liberta de nosos problemas para que passemos a arcar com os dele. A partir de então, vivemos para o Rei e não para nós mesmos."

    ResponderExcluir
  3. Caliane vc poderia até ser colaboradora do meu blog rsrssrsrs... FEchou brilhantemente meu post... Deus precisa dessa força de resistencia... São poucos os soldados mas morro defendendo ele.

    ResponderExcluir